Sobre passe, domínio e posicionamento do corpo ao receber a bola

Este artigo foi traduzido e adaptado do inglês. O artigo original faz parte da newsletter do Cupello.

Em todas as sessões em que estou trabalhando com minha equipe, seja em atividades gerais de passe e pressão ou mais intensas como uma partida, quero ver meus jogadores fazendo bons passes e recebendo combinações que movem a bola com rapidez e confiança no campo.
Não quero ver a bola ser passada muito cedo – se houver espaço na frente do jogador, eles devem conduzir a bola, progredindo no campo, fazendo com que os zagueiros trabalhem muito mais. É aqui que o bom jogo em 1×1 também entra em ação – vá para o espaço, deixe um adversário pra trás e o campo se abrirá.
O que eu odeio ver é quando os atacantes estão trabalhando em jogo combinado, mas individualmente não têm boa pré-orientação e mau posicionamento, recebendo a bola de costas para o gol adversário. Nesta posição, eles só podem colocar a bola para trás porque não podem ver um passe para frente quando estão de costas para o jogo. É preciso toques a mais para abrir e atacar o gol.
Sempre insistirei que os jogadores ofereçam opções em um ângulo para que possam mover a bola rapidamente – se eles estão recebendo a bola no meio-giro, isso permite que eles se abram muito mais rápido porque podem levantar a cabeça e ver o que está à frente, o que significa que o ataque não perde tempo e os jogadores podem passar e se atacar o espaço nas áreas de ataque.

E aí, o que achou? Se inscreve no canal, clica no sininho, curta, comente e compartilhe para que o canal alcance mais pessoas e possa continuar fazendo mais e melhor pelo futebol!

Youtube

Facebook

Instagram

Twitter

Deixe um comentário