O surgimento do futebol profissional – Breve resumo

Football team photo black and white with inset pictures of some players
Leicester Fosse em 1908/09, a única temporada em que jogou na primeira divisão da Football League.
© Leicester City Football Club

Toda esta postagem é uma tradução e adaptação de um capítulo do curso “ENGLISH FOOTBALL: A SOCIAL HISTORY” que estou cursando pela plataforma Futurelearn. O curso foi idealizado e é desenvolvido pela Universidade de Leicester, a qual tem todos os direitos e autoria do conteúdo aqui reproduzido.


Hoje, o jogo de futebol é um enorme fenômeno global e comercial.

No entanto, suas raízes comerciais e profissionais eram modestas. Embora o profissionalismo não fosse oficialmente permitido, o Blackburn Olympic, vencedor da FA Cup em 1883, arranjou empregos para seus jogadores e complementou sua renda, uma prática comum entre os clubes de futebol de Lancashire. Em 1885, a FA sancionou uma forma limitada de profissionalismo: pagar jogadores abertamente e desenvolver estádios para pagar espectadores agora significava que clubes maiores tinham que planejar seus jogos e divulgá-los antecipadamente aos torcedores locais.

A primeira liga de futebol profissional

A idéia de uma liga de clubes de futebol profissional provavelmente veio do críquete inglês ou do beisebol nos Estados Unidos. William McGregor, draper metodista escocês e diretor do Aston Villa, propôs a nova liga. Ele não ficou impressionado com a resposta; muitos clubes pensaram que era um risco ingressar em uma liga “nacional”, dadas as despesas e as viagens envolvidas. No entanto, em 1888, 12 clubes do norte e da região central formaram a Football League: Accrington, Aston Villa, Blackburn Rovers, Bolton Wanderers, Burnley, Derby County, Everton, Notts County, Preston North End, Stoke, West Bromwich Albion e Wolverhampton Wanderers.

Esta foi a primeira liga de futebol profissional do mundo e você pode descobrir mais sobre a primeira temporada da liga aqui. A Football League recentemente publicou uma imagem da tabela final desta primeira temporada.

Inicialmente, os clubes de maior sucesso foram Preston North End e Aston Villa, que venceram a Football League e a FA Cup ‘Double’ em 1889 e 1897, respectivamente. Os primeiros vencedores da Football League localizados no Sul foram o Arsenal em 1931.

A expansão da Football League

A Football League expandiu-se para duas divisões, compostas por 28 clubes, em 1892. Leicester Fosse entrou na sua segunda divisão em 1894 (e depois foi promovido à primeira divisão em 1908). Em 1919, Leicester Fosse desistiu e um novo clube – Leicester City – foi formado.

A liga continuou a se expandir para incluir clubes do sul da Inglaterra e, em 1922, foi dividida em quatro divisões compostas por 88 clubes. Havia uma primeira divisão, uma segunda divisão, uma terceira divisão norte e uma terceira divisão sul. A Football League operava em um sistema de acesso e rebaixamento, mas os clubes na base das divisões inferiores poderiam ser reeleitos e exigir que os votos de outros clubes o ajudassem a permanecerem como membros. Se um clube não recebesse votos suficientes, poderia ser substituído por outro clube.

E aí, o que achou? Curta, comente, compartilhe, se inscreva no canal e continue seguindo para mais!

E-book 35 Atividades para o pós-pandemia (+105 variações!!!)

Que tal estar mais do que preparado para atender seus alunos/atletas quando o futebol amador voltar? Para isso, desenvolvemos este e-book! Com o objetivo de produzir e compartilhar conhecimento para todos, atendendo aos protocolos de segurança sanitária e higiene na volta ao futebol, juntamos 35 atividades e elaboramos 3 variações para cada uma delas, totalizando 105 variações!!!

R$30,00

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s