Summer Camps 2019 – Parte 3

Encerramento do camp Tetra Brazil – Concord NH Parks and Rec

Na semana de 08 a 12 de Julho eu e mais cinco treinadores brasileiros estivemos em Concord, capital do estado de New Hampshire para a realização de mais um camp Tetra Brazil/Challenger Sports.

Neste camp nós recebemos 55 crianças no Rec Center (Centro Recreativo) da cidade de aproximadamente 43mil habitantes que fica há pouco mais de 100km de Boston na região de New England, costa leste dos EUA.

Desafio

No período da manhã as crianças eram divididas em 6 grupos diferentes para fazer os trabalhos específicos de acordo com o tópico do dia e de forma apropriada para cada idade.

Neste camp nós tivemos um grande desafio como treinadores, principalmente para o treinador Adson Vilas Boas (AVB).

Um dos meninos no camp possuía deficiência física, auditiva e de fala. Este menino ficava no grupo do professor AVB. E ficará aqui registrada a minha admiração e o reconhecimento por este profissional que se esforçou demais e buscou conhecimento para melhor atender e incluir o menino em questão. Este que nos ensinou demais com seu esforço em participar das atividades da melhor maneira possível.

Cerimônia de encerramento

Já comentada no post anterior, a desta semana reservou um momento emocionante para todos nós. Foi no momento da entrega do certificado do Frank, o menino citado anteriormente.

A cada criança chamada, nós treinadores agitávamos o ambiente com muito barulho e palmas elevando o nível de energia positiva no ambiente. Com o Frank, o barulho seria inútil para ele. Foi aí que o professor AVB combinou com todas as crianças de, com a linguagem dos sinais, demonstrar apreciação pelo Frank. Momento que jamais esquecerei e que levou o irmão de criação dele de apenas 8 anos de idade às lágrimas.

Museu do futebol

Também já citado no post anterior mas dessa vez por se tratar de um camp brasileiro, os times escolhidos foram brasileiros de acordo com a preferência dos treinadores no camp. As crianças se engajaram demais em realizar os trabalhos e o resultado foi sensacional (veja abaixo).

Essa idéia de fazer trabalhos de casa me agrada muito. É um estímulo importante para que a criança desenvolva o interesse pelo esporte e quem sabe por algum time em específico. Trabalhos fáceis como desenhar/criar o escudo do time, pesquisar 3 fatos sobre o time, sobre o país, sobre jogadores(as), sobre a seleção. O mais importante não era se os fatos eram corretos ou não mas sim o fato de as crianças serem capazes de cumprir uma demanda, pesquisar na internet, produzir algo e cumprir um prazo de entrega.

Na minha opinião é uma forma de ensinar futebol, ensinar bem futebol e ensinar mais que futebol. Sobretudo habilidades para a vida. Fica aqui a sugestão e quem sabe até mesmo uma recomendação às escolas de futebol mundo afora. Afinal, seguir no futebol como profissão é pra muito poucos. Mas apreciar e consumir futebol para muitos será pra sempre.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s