Sucesso nem sempre é o que você vê…

“Sucesso nem sempre é o que você vê”

Analisemos essa imagem metaforicamente cirúrgica. Eu gostaria de traçar um paralelo com as escolas de esporte e as categorias de base.

Sucesso nessa realidade é ganhar um jogo, um campeonato a qualquer custo e caso contrário é fracasso?
Ou sucesso é participar de jogos/competições onde independente do resultado, os alunos/atletas sejam estimulados a divertirem-se, dar o seu melhor, dedicarem-se, respeitarem os adversários, as regras e a arbitragem, lidando com adversidades e situações-problema?

O esporte educa e é um fenômeno fantástico, uma ferramenta poderosíssima no ensino, formação de caráter e para que isso aconteça, a criança/adolescente deve ter prazer nessas práticas. Pressão e cobrança por resultados não são ingredientes que proporcionam prazer e diversão e tem momento certo para serem acrescentados.

Ser campeão do campeonato sub-07, sub-09, sub-11 e etc não é o suficiente para garantir o sucesso no futuro nem garantias de tornar-se atleta profissional. Agora, ser ético, respeitoso, com boa capacidade de tomada de decisão, planejamento, coragem e atitude para a solução de problemas, não garantem nada mas tornam o sucesso muito mais provável em qualquer coisa que a pessoa se propor a fazer. E com a intervenção adequada o esporte promove isso.

O título da infância/adolescência fica como uma boa lembrança e um prêmio ao bom rendimento em dado momento mas valerá o quê se não tiver ensinado a buscar as vitórias com autonomia, inclusão, construção coletiva e justiça entre outros valores de um bom cidadão?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s