
Na semana de 29 de Julho a 02 de Agosto o coach Danny Carvalho esteve em Barrington NH, cidade de menos de 10mil habitantes na região leste do estado há aproximadamente 125km de Boston e 435km de Montreal no Canadá.
Foi uma semana de temperaturas extremamente elevadas para o normal da região o que causou dificuldades no andamento do camp.
Neste eu trabalhei sozinho com um total de 11 crianças de 7 a 12 anos de idade.
Com a dificuldade imposta pelo calor, em alguns momentos o jeito foi jogar algo mais tranquilo e menos movimentado. Foi aí que surgiu o soccer bowling (“futboliche”).
Autonomia e auto-suficiência
Algo que chamou muita atenção e foi muito estimulado nesse camp foram a autonomia e a auto-suficiência do grupo. Na parte da tarde eu gosto de ser mais flexível e deixar as crianças participarem da construção do planejamento de exercícios e jogos de forma a estimular a proatividade e resolução de problemas em grupo, chegando a acordos e convivendo com as decisões tomadas.
Esse grupo de crianças mostrou grande aptidão para tal e então eu atuei muito mais como um mediador do que um treinador/professor convencional/tradicional. Foi bastante satisfatório ver o funcionamento e bom andamento das atividades.
Na minha opinião pessoal, o esporte não só pode como deve ensinar e estimular habilidades para a vida. E essas são duas extremamente essenciais ao meu ver.
O que achou? Curta, comente, compartilhe e continue seguindo para mais!