Treinamento Eficaz x Ineficaz

Encontre o artigo original em https://www.amplifiedsoccerathlete.com/coachguide/effective-vs-ineffective-coaching

Nós temos implorado/incitado/ensinado os jovens treinadores por mais de 40 anos a ser mais silenciosos verbalmente quando os jogadores estão em ambiente de competição. Ainda assim o tumulto da linha lateral parece crescer cada vez mais com o passar dos anos.

Tem sido cientificamente comprovado que humanos tem muita dificuldade em fazer duas coisas ao mesmo tempo. Por exemplo: concentrar-se no fluxo do jogo… escutar instruções… ouvir instruções… compreender as instruções… aplicar a instrução… Ops! Já foi muito mais que duas coisas ao mesmo tempo.

Pergunte a si mesmo… quais as chances de uma criança querer e/ou curtir um jogo de video-game se você insistisse em instruí-la enquanto a mesma tenta jogar o jogo? Ou o quão competente você seria em seu trabalho se seu chefe estivesse constantemente instruí-lo verbalmente enquanto você tenta terminar uma tarefa?

Professores ineficazes necessitam dar instruções jogada por jogada ao longo do jogo por causa da falta de habilidade deles de dar treinos apropriados. Eles são “reis do exercício” sem objetivo bem definido que se satisfazem em apenas manter os jogadores ativos e justificam seu valor com o excesso de comentários após cada erro ocorrido no treino/aula. Eles controlam o treino e jogo através de ser ativo verbalmente – Instrução constante.

Já os professores eficazes não tem necessidade de intruir jogada por jogada porque eles são capazes de dar treinos apropriados.Eles dominam os conteúdos do jogo com objetivo bem definido que não se satisfazem a não ser que seus jogadores estejam aprendendo algo que pode ser aplicado no próximo jogo. Eles justificam seu valor com estudo e aplicação de regras nos jogos reduzidos e outras atividades que reforçam o aprendizado do objetivo do treino.

Eles …

  • Ensino durante o treino através de instruções apenas com relação ao tópico do treino.
  • Testam no jogo através de observação e anotação do progresso daquele objetivo que foi trabalhado.

Professores eficazes percebem que eles precisam observar e ajudar apenas aqueles jogadores que precisam de ajuda no processo de aprendizado do jogar. O seu dicionário o dirá que, “crianças são pessoas jovens de qualquer gênero e idade anteriores a maturidade; pessoas em processo de desenvolvimento físico e mental.”

Isso significa que… CRIANÇAS SÃO APRENDIZES e nós precisamos ensiná-las a criar o próprio ambiente de jogo. Isso é: nós precisamos ensiná-las de tal maneira que elas aprendam a amar jogar futebol por conta própria.

&

CRIANÇAS APRENDEM COM OS PRÓPRIOS ERROS elas aprendem com os erros cometidos – se o processo ensino-aprendizagem for feito corretamente tanto verbalmente quanto fisicamente. É crucial que os professores transformem os erros em um aprendizado positivo para cada jogador. A auto-confiança de cada jogador não pode ser afetada pelos erros.

Por favor deixe as instruções e outras abordagens verbais para os treinos e permita que as crianças apenas JOGUEM no dia do jogo.

O que achou? Curta, comente, compartilhe e continue seguindo para mais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s