O Brasil na UCL e UEL – 2a rodada

De 01/10 a 03/10 foram realizados os jogos da 2a rodada da UEFA Champions League e da UEFA Europa League. Uma rodada de muitos jogos eletrizantes, golaços e como não podia ser diferente: brasileiros se destacando!

São 67 brasileiros inscritos na UCL e 64 inscritos na UEL, totalizando 131 jogadores a serem observados, não considerando (opção minha) brasileiros que se naturalizaram por outros países como Diego Costa, Marlos, Mario Fernandes, Jorginho, Thiago Alcantara entre muitos outros.

Dos 131 inscritos, 57 foram titulares e apenas 9 desses foram substituídos o que significa que 49 dos nossos jogaram do início ao fim. Outros 18 começaram no banco e entraram ao decorrer da partida, 21 amargaram a reserva e não tiveram a oportunidade de jogar enquanto que 35 não foram relacionados seja por opção técnica, suspensão ou lesão.

Em apenas 6 das 40 partidas nenhum dos times contava com brasileiros em seu plantel, sendo apenas Slavia Praga x Borussia Dortmund na UCL e as outras cinco na UEL. Apenas 5 dos 32 times disputando a Champions e 19 dos 48 times disputando a Europa league não tem brasileiros inscritos em seus plantéis, totalizando 26 de 80 times.

Por posição

Número de brasileiros inscritos por posição

É difícil fazer qualquer análise a respeito dessa tabela uma vez que no futebol moderno jogadores variam bastante de posição/função de acordo com a necessidade do time. Grande exemplo atual é Marquinhos no PSG que entra nessa tabela como zagueiro mas que é comumente utilizado como lateral direito e mais recentemente e constantemente como volante.

O que mais me chamou a atenção ao fazer essa coleta foi que a posição/função de meia-atacante/meia-armador é cada vez mais rara no jogo ou cada vez mais raro de se ter jogadores especializados nessa posição/função. Sem dúvidas é resultado da transformaçao do jogo e as formas de jogar.

Rating

Na sequência do artigo você verá a menção do rating de cada jogador. Este número é obtido por mim no site WhoScored, meu predileto para obtenção de dados e informações em análise de desempenho.

Explicação segundo o próprio site (clique aqui para link):

“As classificações do WhoScored.com são consideradas os indicadores de desempenho mais precisos, respeitados e conhecidos do mundo do futebol. Atualmente, nossas classificações são usadas entre gigantes da mídia, casas de apostas e clubes de futebol.

As classificações do WhoScored.com são baseadas em um algoritmo estatístico exclusivo e abrangente, calculado ao vivo durante o jogo. Existem mais de 200 estatísticas brutas incluídas no cálculo da classificação de um jogador / equipe, ponderadas de acordo com sua influência no jogo. Todo evento de importância é levado em consideração, com um efeito positivo ou negativo nas classificações ponderadas em relação à sua área no campo e ao seu resultado.

Um exemplo: uma tentativa de drible (evento) no terço final da oposição (área do arremesso) que for bem-sucedida (resultado) terá um efeito positivo na classificação de um jogador. As classificações que estão piscando mostram que um evento que influencia a referida classificação acabou de ocorrer. Verde indica um aumento, enquanto vermelho indica uma diminuição na classificação.”

Com base nessas informações, julgo ser esta uma boa maneira de avaliar o rendimento dos jogadores por partida.

Destaques da 2a rodada

Casemiro – Real Madri

Após um início de jogo desastroso do Real, o empate chegou com gol de Casemiro que terminou o jogo com rating 8.38 atingido com além do gol marcado, 92% de precisão nos passes, três finalizações no alvo e uma bloqueada, três desarmes e não foi driblado nenhuma vez ficando com rating mais baixo que apenas Toni Kroos em seu time.

Marquinhos – PSG

Apesar de não ter feito gols nem dado assistências, Marquinhos fez muito bem o papel em momento defensivo e foi importante para a vitória por placar simples do seu time. Jogando mais uma vez como primeiro volante, terminou a partida com rating 7.8 e o número de destaque vai para os duelos aéreos os quais venceu 90% deles, totalizando 8 em momento defensivo.

Coutinho – Bayern

No jogo que mais chamou atenção na rodada, Coutinho fez o mínimo que se espera dele. Com rating 8.0, deu uma assistência para gol além de 2 dribles e outros 3 passes importantes. Convenhamos que esperamos mais dele mas não decepcionou. Apesar disso, Coutinho se destaca como o terceiro jogador com mais chutes a gol por jogo na competição (5), atrás apenas de seu companheiro Lewandowski e Milik.

Renan Lodi – Atlético de Madri

Como esperado, o lateral promessa que já nos mostrou muito em momento ofensivo está evoluindo em momento defensivo com El Cholo Simeone. Terminou a partida com rating 7.87, ficando atrás apenas de seu companheiro Partey e do goleiro Guilherme do Lokomotiv, além de ficar entre os líderes em desarme no jogo com 4 no total. Com isso, Renan foi o único brasileiro na seleção estatística da rodada (site WhoScored), sendo o lateral esquerdo que atingiu maior rating na 2a rodada.

Guilherme – Lokomotiv Moscou

Como citado acima, Guilherme foi o segundo melhor jogador da partida com 8.0 de rating tendo feito 7 defesas no jogo que terminou em vitória dos espanhóis por 2 a 0. Poderia ter sido mais se não fosse por ele.

Firmino – Liverpool

Em outro grande jogo da rodada, Roberto Firmino contribuiu demais para a vitória sofrida com duas assistências, terminando com a maior nota da partida ao lado de Salah (8.9) e só perdeu o prêmio de Man of the Match (homem do jogo) pois Salah fez dois dos quatro gols.

Willian – Chelsea

Homem do jogo e autor do gol da vitória definem a partida que fez e a importância para o resultado. Com rating 8.0, destacou-se mais por ter sido decisivo do que pela obra o que nos relembra e reforça a importância da análise qualitativa já que na quantitativa ele não se destacou tanto.

William – Wolfsburg

O lateral direito campeão olímpico em 2016 está tendo uma boa temporada e nesse jogo não diferente. Marcou o único gol de seu time que garantiu o empate fora de casa, foi o segundo jogador a mais desarmar na partida (5) e com 7.5 ele tambem terminou com o segundo melhor rating da partida. Vale destacar que ele aparece em quinto lugar na classificação dos laterais direitos por rating na UEL.

Galeno (positivo) e Bruno Viana (negativo) – Braga

Golaço no minuto 3:10

Com rating 7.7, Galeno não obteve grandes números mas obteve sim um golaço digno de aplausos de pé.

Já Bruno Viana abre o placar para o time da casa aos 30mins do primeiro tempo e quando tudo parecia correr bem, ele comete o penalti que origina o primeiro gol do adversário e depois faz contra o gol do empate dos visitantes que deu números finais ao placar.

Rafael Forster – Ludogorets

Assista ao golaço de falta marcado a partir do minuto 1:50 do vídeo além de mais um gol marcado de cabeça após escanteio (4:15)

O zagueiro do time que sofreu apenas 1 gol em dois jogos da UEL foi extremamente decisivo neste jogo com dois gols. Terminou este jogo com rating 9.56 e tem agora uma média de 8.16 após uma estréia onde não foi muito exigido em uma surpreendente vitória do Ludogorets de 5 a 1 pra cima do CSKA Moscou.

Luiz Phellype – Sporting Lisboa

O atacante deu uma assistência para gol, foi o jogador que mais finalizou no jogo com 6 chutes mas apenas 2 no alvo e terminou a partida com rating 7.7 sendo o segundo melhor da partida. Após duas rodadas ele é o segundo jogador na média de chutes a gol por partida junto de Tiquinho Soares do Porto e atrás apenas de Martinelli do Arsenal, ambos brasileiros tambem. Apesar de a estatística chamar a atenção, imprescindível ressaltar que esta foi a primeira participação do jogador na UEL.

Gabriel Martinelli – Arsenal

Destaque brasileiro absoluto da rodada, Martinelli marcou dois gols e deu uma assistência, alcançando o 10 absoluto e Homem do Jogo. Com apenas 18 anos, demonstrou muita personalidade e habilidade na partida.

Análise segundo o rating

Segue abaixo como os brasileiros estão classificados no momento em cada um dos torneios com base em seu rating. O site inclui algum dos brasileiros que se naturalizaram, os quais não incluí nas análises anteriores.

Deixo aqui bem claro que não quero encorajar conclusões a respeito dos jogadores e sua qualidade afinal foram apenas duas rodadas e alguns não jogaram nem por 45 minutos por exemplo. Trago esta análise apenas a título de informação de como foi o desempenho dos brasileiros até o momento.

Lembrando sempre que o desempenho individual depende diretamente do coletivo e a forma de jogar do seu time. No futuro buscarei trazer análises mais detalhadas e conclusivas. Por enquanto, a análise traz apenas dados e informações sem maior aprofundamento.

E aí, o que achou? Curta, comente, compartilhe e continue seguindo para mais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s