Futebol para crianças de 2 a 5 anos – mais do que futebol

Este post será um convite a reflexão. Seja você professor, treinador, pai, mãe…

E eu vejo uma importância tão grande e um conteúdo tão abrangente que o encaixo em três diferentes categorias de postagens do site.

Assista ao vídeo e me diga que essas crianças não estão se divertindo e aprendendo. Ok, tem um monte de adulto no caminho, parece uma bagunça: “nossa, que aula desorganizada”. Será?

Fica muito mais bonita a aula com crianças em filas, comportadas, pais do outro lado da grade, crianças desempenhando repetições engessadas mas TREINANDO TÉCNICA DO FUTEBOL não é mesmo?

Bom, prefiro a aula com cara de bagunça que tem crianças correndo e brincando sem parar, adquirindo habilidades básicas e pegando gosto pelo campo, pela bola, pelo controlar a bola com os pés, pelo chutar a bola, enfim… se apaixonando por aquela experiência! E ansiosamente esperando até a próxima aula, abrindo um sorriso gigantesco quando vê o professor. Se os seus alunos/filhos não tem esse sentimento e comportamento, talvez você deva repensar suas aulas ou onde está levando seus filhos…

Quando comecei a engatinhar como professor de futebol, eu tinha dificuldades de planejar aula para crianças mais novas. Eu tava muito preocupado em ensinar as regras e as técnicas e o jogar futebol e esquecia que a experiência positiva com a bola e o ambiente eram muito mais imprescindíveis. Eu me pegava tentando entrar na cabeça das crianças e naquele mundo imaginário eu via questões como “Por que quando a bola passa daquela linha ela não é mais minha?”, “Por que eu tenho que passar se eu finalmente to com a bola?”, “Por que alguem tem que ganhar e alguem perder?” entre outros devaneios.

Em 2017 através da Tetra Brazil, empresa que me capacitou e possibilitou que eu viesse trabalhar com futebol infantil nos EUA, eu conheci essa maneira de brincar de futebol e porque não dizer ENSINAR FUTEBOL. E não conheço até hoje jeito melhor de liderar uma aula de futebol para crianças de primeira infância que: “É a janela em que experiências, descobertas e afeto são levados para o resto da vida.”

Portanto leitor, fica aqui o convite a uma maneira diferente de pensar a aula de futebol, ou qualquer outra modalidade esportiva para crianças de primeira infância.

Se você professor já faz isso, parabens! Você está há frente da média, você está no caminho certo para ensinar mais do que futebol se este é seu propósito como é o meu.

Pai e mãe: se o seu filho já tem a oportunidade de brincar de futebol assim na escolinha, clube ou onde quer que seja, aprecie o trabalho do profissional e fique tranquilo(a) que sua criança está em ótimas mãos. É assim que as coisas são nos países desenvolvidos, onde há educação, ciência.

Afinal, até onde me lembro nossas primeiras experiências práticas na vida são com brincadeiras. Depois com jogos. Depois com esporte.

Sim, a ordem desses fatores altera o produto.

E aí, o que achou? Curta, comente, compartilhe e continue seguindo para mais!

Um comentário em “Futebol para crianças de 2 a 5 anos – mais do que futebol

Deixe um comentário