O Brasil no início da temporada nas 5 principais ligas européias

A temporada européia começou há cerca de dois meses e nesta temporada tivemos vários brasileiros envolvidos em transferências para clubes das consideradas 5 principais ligas.

Este post foi idealizado para você que, assim como eu, gostaria de conseguir acompanhar tudo o que acontece no mundo do futebol mas tem ciência de que não é possível assistir a todos os jogos a cada fim de semana.

O WhoScored é uma ferramenta maravilhosa para se obter dados e informações tanto dos times quanto dos jogadores, com análise de desempenho e estatísticas precisas e relevantes em contexto. E o site me inspirou a trazer um breve resumo do rendimento dos brasileiros nas principais ligas nesse início de temporada.

Rating

Explicação segundo o próprio site (clique aqui para link):

“As classificações do WhoScored.com são consideradas os indicadores de desempenho mais precisos, respeitados e conhecidos do mundo do futebol. Atualmente, nossas classificações são usadas entre gigantes da mídia, casas de apostas e clubes de futebol.

As classificações do WhoScored.com são baseadas em um algoritmo estatístico exclusivo e abrangente, calculado ao vivo durante o jogo. Existem mais de 200 estatísticas brutas incluídas no cálculo da classificação de um jogador / equipe, ponderadas de acordo com sua influência no jogo. Todo evento de importância é levado em consideração, com um efeito positivo ou negativo nas classificações ponderadas em relação à sua área no campo e ao seu resultado.

Um exemplo: uma tentativa de drible (evento) no terço final da oposição (área do arremesso) que for bem-sucedida (resultado) terá um efeito positivo na classificação de um jogador. As classificações que estão piscando mostram que um evento que influencia a referida classificação acabou de ocorrer. Verde indica um aumento, enquanto vermelho indica uma diminuição na classificação.”

Com base nessas informações, julgo esta uma boa maneira de avaliar o rendimento dos jogadores por partida. Por isso, começo essa análise com a classificação pelo Rating.

Contextualizando

Até o momento, 97 jogadores brasileiros entraram em campo pelo menos uma vez após 7 rodadas na Bundesliga e Serie A, 8 rodadas na Premier League e La Liga e 9 rodadas na Ligue 1.

Desses 97 jogadores, 38 participaram de 4 jogos ou menos e 59 participaram de 5 jogos ou mais. Em minutos, 52 jogaram mais de 300mins e 45 jogaram menos de 300mins sendo que 12 não completaram nem 90 minutos em campo. Jean Lucas do Lyon por exemplo participou de 6 jogos mas totalizou apenas 64 minutos enquanto que Raffael do Borussia M.Gladbach totalizou 43 minutos em 4 participações.

A tabela acima mostra quantos jogadores por posição. Porém, um mesmo jogador pode estar incluído em mais do que apenas uma posição como por exemplo Marçal do Lyon e Jemerson do Monaco que já atuaram tanto como laterais quanto quanto como zagueiros na temporada entre diversos outros exemplos. Fica o destaque para a posição de zagueiro como a posição de maior número de brasileiros com 30 seguida de médiocentro com 17.

No grupo dos que jogaram todos os minutos possíveis até o momento estão:

Andrei Girotto (Nantes-FRA), Fabio (Nantes-FRA), Hilton (Montpellier-FRA), Ederson (ManCity-ING), Fernando (Sevilla-ESP), Gabriel (Lecce-ITA) e João Pedro (Cagliari-ITA).

No grupo dos que iniciaram todos os jogos mas foram substituídos até o momento estão:

Diego Carlos (Sevilla-ESP), Wesley (Aston Villa-ING), Casemiro (Real Madri-ESP), Rodrigo Ely (Alavés-ESP), Richarlison (Everton-ING), Firmino(Liverpool-ING), Fabinho (Liverpool-ING), Joelinton (Newcastle-ING), William (Wolfsburg-ALE) e Hernani (Parma-ITA).

Classificação dos jogadores segundo o Rating

Nos slides acima é possível encontrar tanto o top 10 geral quanto a classificação por posição em campo. Nesse primeiro momento eu escolhi não filtrar tanto os resultados por ser início de temporada. Na análise que farei na metade da temporada eu filtrarei por quantidade de jogos já que por exemplo: alguns atletas que talvez tenham atuado por um jogo apenas fora de sua posição original aparecem no top 10 da posição na qual “quebrou o galho” a exemplo de Pablo do Bordeaux que é originalmente zagueiro e aparece em primeiro lugar na tabela dos laterais por ter atingido um rating altíssimo em uma única partida que atuou como lateral-esquerdo.

Outras classificações

Destaques finais

  • Neymar é o 2º que mais chuta a gol (5.4 por jogo), 1º em dribles por jogo (4.8) e 2º melhor rating (8.06 média) além de ser o único brasileiro na seleção estatística da temporada até o momento
  • William (LD do Wolfsburg) é o 5o em desarmes por jogo (4.4)
  • Naldo (DC do Espanyol) é 2o em cartões (3 amarelos e 1 vermelho)
  • Coutinho (Bayern) integra a seleção estatística do mês com rating médio de 8.4
  • Renan Lodi (Atletico de Madri) integra a seleção estatística do mês em La Liga com 7.2 de rating médio
  • Casemiro (Real Madri) integra a seleção estatística da temporada em La Liga com rating médio de 7.5
  • 3 brasileiros na seleção estatística da última rodada: Gabriel goleiro do Lecce, Neymar do PSG e Wesley atacante do Aston Villa

Espero que esse artigo o tenha ajudado a saber um pouco mais dos nossos atletas nesse praticamente primeiro quarto de temporada das 5 principais ligas européias.

E aí, o que achou? Curta, comente, compartilhe e continue seguindo para mais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s