O Atacante Completo: 5 passos para a excelência

Do final dos anos 2000 pra cá, Cristiano Ronaldo e Lionel Messi dominaram individualmente o mundo da bola, sempre estando nos holofotes com a conquista de prêmios individuais, atuações de gala e disputa pela hegemonia como melhor do mundo. Sem dúvida os dois foram os principais atacantes do mundo por mais de uma década. Em um degrau abaixo e escalando vem Neymar e muito se falou recentemente sobre Roberto Firmino como um dos melhores atacantes do mundo. Talvez possamos também falar de Gabriel Jesus chegando a esse degrau. E (talvez) num 3o ou 4o degrau mais altos de um hipotético ranking de melhores atacantes do mundo, mas definitivamente no top-5 dos melhores atacantes brasileiros nesse momento, Gabriel Barbosa e Bruno Henrique do Flamengo.

Talvez você esteja se perguntando por que não citei Aguero, Lewandowski ou outros nomes tops. Um primeiro motivo é que a exceção de CR7 e Messi, eu quis falar de atacantes brasileiros apenas. O segundo motivo é que este post visa falar sobre o ATACANTE COMPLETO. E o que Messi, CR7, Neymar, Firmino, Gabriel Jesus, Gabriel Barbosa e Bruno Henrique tem em comum? É que todos comumente efetuam todas as funções do ataque num mesmo jogo.

Mas, para discorrer sobre essa função que poucos tem a capacidade de efetuar com excelência, eu escolhi olhar para o passado e analisar aquele que mais me encantou dentre os que assisti e que já podia ser chamado de falso 9 muito antes da popularização do termo com a genial sacada de Pep Guardiola com Messi.

Para tal, foram observados 5 jogos dele. Escolhi analisar jogos menos falados, menos lembrados pelo senso comum. Analisar ações e movimentos que não somente os dribles e gols que habitam o imaginário popular mas sim procurar padrões, repetições.

E nessa análise eu cheguei a conclusão de que existem 5 passos/tópicos principais que determinam se um atacante efetua a função de atacante completo com excelência. A seguir os apresentarei em vídeos.

Passo 1: Finalizador

“AH VÁ?!”. Sim, obviamente ser um bom finalizador é essencial para ser um excelente atacante completo. E isso ninguém pode negar que Ronaldo era um dos melhores. De dentro da área, de fora da área. De pé direito, de pé esquerdo. Sempre foi consenso que Ronaldo não era um grande cabeceador mas curiosamente temos dois gols de cabeça dele na análise. Me surpreendeu tambem ver ele marcar um gol de falta e quase marcar um segundo em ótima cobrança.

Passo 2 – Jogar de frente e de costas pro gol

A habilidade de “fazer a parede/pivô” recebendo de costas pro marcador assim como a habilidade de efetuar desmarques de ruptura (correr nas costas do marcador) para atacar o espaço e receber a bola na frente são essenciais. E o vídeo mostra diversos exemplos além de enumerar vantagens ao final.

Passo 3 – Duelos (1×1, 1×2, 1×3…)

Importantes, eficientes, efetivos e encantadores. Um atacante com capacidade de capitalizar em seus duelos é essencial para o sucesso da equipe. Não significa que vai driblar e marcar gol ou dar assistência em toda oportunidade. Mas garantir manutenção da posse da bola, levar o time para mais perto do gol adversário, ganhar faltas em zonas importantes, escanteios entre outros benefícios.

Passo 4 – Jogar pelas pontas

Diferente dos tradicionais centroavantes #9 que passam mais tempo dentro da área, trombando com zagueiros e sendo a referência do ataque, os grandes atacantes completos tem o costume de cair pras pontas seja para tirar a referência dos zagueiros, seja para criar caos na defesa adversária em trocas de posição com os pontas ou outros motivos. Não são poucos os lances imortalizados por Ronaldo, Messi, CR7 e outros quando caem pelos lados e enlouquecem seus marcadores.

Passo 5: Desmarque entrelinhas ou recuar para armar

Ao meu ver, os passos 4 e 5 são aqueles que tornam os atacantes completos mais diferenciados do que os tradicionais. Conseguem executar com qualidade funções de jogadores de outras posições do campo como alas, pontas e meias. E esses deslocamentos para zonas menos naturais ao atacante que faz deles tão especiais.

E aí, o que achou? Curta, comente, compartilhe e continue seguindo para mais!

Processando…
Sucesso! Você está na lista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s