Este artigo foi originalmente escrito por mim mesmo para o site World Class Coaching em uma sessão onde eu respondo perguntas de professores/treinadores de futebol. Para o artigo original, você deve ser assinante da página. Link para o artigo original
Pergunta: “Eu tenho dois pontas muito bons, mas nós não temos muito sucesso nas jogadas pelos lados. Nós conseguimos fazer bons cruzamentos mas que não se tornam gols. Você tem alguma atividade que ajude com a temporização para atacar o espaço?”
O timing é com certeza uma das coisas mais importantes quando o assunto é cruzamento e finalização. Aliás, timing é a chave do negócio! (Entenda timing como uma boa sincronia entre a tomada de decisão e a execução da ação no tempo certo).
A boa notícia é que, na minha experiência, na maioria das vezes em um ou dois treinos com o foco nisso são o suficiente para observar enorme melhora e resultados imediatos.
Configuração da atividade
Tenha todas as bolas próximas ao meio de campo e três jogadores na seguinte formação: ponta esquerda-central-ponta direita. A distância vai depender da idade do e nível técnico do seu grupo. Para facilitar a didática do artigo, vamos considerar um time sub-14 masculino a 40 metros de distância do gol.
Use um gol de tamanho normal e um goleiro ou mais para aumentar o ritmo da atividade, dando um tempo de descanso adequado aos goleiros entre uma jogada e outra.

Execução:
O professor estará posicionado no meio de campo para jogar a primeira bola de toda jogada. A cada jogada mudará o lado de início. Neste exemplo, a jogada começa pela direita. Professor passa a bola para o ponta direita que fará uma tabela com o centroavante.

Enquanto a bola viaja pela ponta direita, o centroavante e o ponta esquerda devem dar um pique pra dentro da área mas com cuidado para:
1- Não ficarem impedidos
2- Não ficarem a frente da linha da bola no cruzamento.
É neste momento que o timing estará sendo extremamente trabalhado.

PONTOS A OBSERVAR:
- Como já mencionado, enfatize a importância de não correr a frente da linha da bola para tanto não ficar impedido, quanto para garantir que o ponto de contato com a bola seja de frente para o gol, e não para trás do corpo.
- Eu fortemente recomendo focar em realmente levar os jogadores ao entendimento de ponto A (posição atual) e ponto B (ponto futuro). Encoraje seus jogadores a reconhecer que na maioria das vezes no terço final nós não queremos estar parados no ponto B antes que a bola seja cruzada ou passada. Primeiro motivo: é mais fácil marcar um jogador parado. Segundo motivo: o jogador conseguirá imprimir mais força e velocidade estando na corrida do que parado.
- Contato ocular. O jogador do cruzamento deve erguer a cabeça e ver os seus colegas na área ao mesmo tempo que os jogadores na área devem fazer a leitura de qual decisão será tomada pelo jogador do cruzamento. Algumas vezes, o cruzamento não é nem necessário se tiver um jogador live para quem o jogador possa passar.
- Engane os adversários. Dê o gato, faça troca de posição com colega, use a criatividade!
VARIAÇÕES
- Coloque um jogador para dar o primeiro passe ao invés do professor e que esse cara tambem corra para a área, tendo três opções para o cruzamento.
- Adicione manequins ou jogadores “sombra” na área
- Adicione um jogador de defesa
E aí, o que achou? Se inscreve no canal, clica no sininho, curta, comente e compartilhe para que o canal alcance mais pessoas e possa continuar fazendo mais e melhor pelo futebol!