Tigre da Selva x Tigre do Zoológico

Traduzido e adaptado de https://trainugly.com/jungle-tiger/

Sam e Nick são irmãos. Sam e Nick são tigres.

Jungle tiger 1

Tristemente eles foram separados na maternidade e Sam foi viver num zoológico.†

Jungle Tiger 2

Lá ele passa a maior parte do tempo em uma jaula.

Jungle Tiger 3

Todo dia o tratador o alimenta e serve água.

Jungle Tiger 4

Todo dia era o mesmo. Fazem tudo por ele. Era fácil. Era seguro. Ele aprendeu alguns truques como atravessar um bambolê e tal, mas nada de mais.

Enquanto isso, seu irmão Nick crescia na selva.

Jungle Tiger 5

Quando Nick tinha fome ele tinha que caçar. Quando estava com sede tinha que achar água. Ninguem fazia nada por ele. Nenhum dia era igual ao outro.

Era difícil, era aleatório e às vezes perigoso. Era selvagem!

Jungle Tiger 6

Não era sempre fácil mas após algum tempo Nick aprendeu a se adaptar, a sobreviver, a cuidar de si próprio.

Quiz! O que aconteceria se nós levássemos Sam do zoológico para a selva?

Jungle Tiger 7

Isso mesmo – ele não suportaria bem. Ele provavelmente morreria de fome na espera de o tratador trazer sua refeição!

Mas por que Sam não sobreviveria? Porque ele nunca aprendeu a se virar. Tudo o que ele sabia era o que acontecia em sua jaula (já tive este papo com crianças de 7/8 anos e até eles compreendem).

Por outro lado, Nick foi capaz de sobreviver na selva porque ele cresceu e se desenvolveu lá.

final

O problema não era genética, dom ou talento. A ÚNICA diferença entre os dois foi a maneira como eles se desenvolveram. Um teve vida fácil, segura e repetitiva. O outro teve vida dura e aleatória que o levou a desenvolver capacidade de adaptação.

Dica: Essa lição se aplica para TODOS NÓS! Veja, esportes e vida em geral = selva. E para sobreviver na selva nós temos que ser treinados na selva. Simples assim. Se você quiser adicionar alguns termos científicos ao que estamos falando é o princípio da especificidade em aprendizado motor.

É bem claro mas, como treinadores e professores nós somos terríveis em aplicar aos nossos campos. Nós ensinamos o teste. We teach to the test. Nós usamos a prática por blocos. Nós rotulamos nossos alunos e os colocamos em caixas de desenvolvimento. Nós não aturamos quando as coisas ficam um pouco feias, aleatórias e um pouco fora de controle. Nós nos guiamos em direção a abordagem simples, fácil, segura e bonita de ver. Isso essencialmente nos transforma em tratadores que alimentam nossos jogadores/alunos, desenvolvento um monte de Tigres de zoológico. E aí, claro, ficamos bravos quando não vemos resultados.

Nós tambem fazemos com nós mesmos.

Nós amamos a zona de conforto que é a jaula. Nós nos escondemos do aleatório e do desconhecido para ficar com o fácil e seguro. Nós amamos fazer o que nós já somos bons e ODIAMOS as coisas que não somos bons. Nós vivemos como Tigres do zoológico e então esperamos sobreviver a selva. Desculpe – não funciona assim.

Para crescermos, para aprendermos nós DEVEMOS sair da jaula. Nós temos que sair da zona de conforto e ir pra selva. Isso significa tentar coisas novas, trabalhar suas fraquezas, achar um emprego melhor, falar em público e etc…

summary
Onde nós passamos mais tempo (jaula) e onde aprendemos mais (selva).

Nós temos que dançar com o medo, errar e aprender a sobreviver à selva.

Qual é a sua zona de conforto? Qual é a “jaula” de desenvolvimento que você se colocou?Por que você ainda está nela? Por que não sair e encarar a selva?!

Para quem entende inglês:

Um comentário em “Tigre da Selva x Tigre do Zoológico

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s