
Desde Abril de 2017 eu pude experimentar o mundo das escolas de futebol (soccer club) nos EUA. E muito do que vi é extremamente positivo. Muitas lições e aprendizado em organização e logística.
Falarei sobre o que vi na região de New England, mais especificamente nos estados de Connecticut e New York.
Hierarquia
Rec soccer – este é o nível mais básico do futebol. Rec vem de “recreacional”. Portanto o foco é na diversão e experimentação da modalidade. Em muitos casos a escola de futebol nível rec é apenas uma associação entre pessoas que gostam da modalidade e querem prover a prática do futebol às suas crianças e outras mais interessadas. Não disputam competições e normalmente alguns pais que são os “coaches”.
Travel/Town soccer – este corresponde a um nível intermediário, já compreendendo um nível de entendimento melhor do jogo. Tem relevância social pois corresponde a “jogar pelo seu bairro” e pode influenciar na obtenção de uma bolsa-esportiva em escolas particulares no ensino médio. Este é provavelmente o nível mais popular e abrangente. Disputam competições, algumas escolas tem professor formado e outras tem pais como coaches assim como no rec soccer.
Premier soccer – este corresponde ao nível mais alto. Ligas bem estruturadas, coaches formados e/ou licenciados e valor de adesão mais elevado. É o caminho mais recomendado para aqueles que querem jogar futebol universitário.
Temporadas
Assim como outros esportes, tudo nos EUA é dividido por temporadas que duram de 10 a 12 semanas. As temporadas de escola de futebol são o Spring (Primavera) e o Fall (Outono). No Summer (Verão) acontecem os camps e as crianças estão em férias escolares e no Winter (Inverno) não é possível ou recomendável praticar futebol a céu aberto. Recentemente o Futsal tem passado a ganhar força no Inverno.
No Fall especificamente para adolescentes no ensino médio o club soccer é deixado em segundo plano pois é a temporada do High School Soccer onde os meninos representarão suas respectivas escolas.
Formatação
*Dimensões serão aproximadas apenas para auxiliar na imaginação do espaço de jogo. Existe variação nas dimensões de escola para escola.
Até sub-8: 4×4 a 5×5 – gol 1,5m x 1,5m – campo de 40m x 20m – sem competição
Sub-9 e 10: 7×7 – gol 2m x 3m – campo de 60m x 40m – competição com regras adaptadas
Sub-11 e 12: 9×9 – gol 2m x 3m – campo de 75m x 50m – competição
Sub-13 em diante – 11×11 – medidas oficiais
Regras especiais
Algumas regras podem variar de um festival/torneio para outro em se tratando de idades menores mas as mais comuns às ligas seguem abaixo:
- Cabeceio proibido até sub-11 – liberado a partir do sub-12
- Lateral com os pés até sub-9, devendo a batida ser rasteira
- Linha de construção: até o sub-10 existe uma linha delimitada no espaço médio entre a grande área e o meio-campo onde o adversário deve se posicionar quando um time tem um tiro de meta. Adversário só pode avançar para pressionar após o primeiro passe ser completo (o famoso “primeiro toque é livre”).
- Goleiro não pode distribuir com os pés quando tem bola em mãos até o sub-10.
Estruturas físicas
É muito comum por aqui que as escolas de futebol estejam inseridas em parques públicos, escolas públicas ou particulares. São raras exceções as escolas de futebol que possuem sua estrutura própria.
É tambem bastante variada a quantidade de campos de grama sintética ou natural. Ao contrário do que muitos possam imaginar, tem muito campo de má qualidade aqui. Vejo isso com bons olhos pois dá aos meninos desde cedo a oportunidade de experimentar terrenos de qualidade variada, desenvolvendo ainda mais sua “caixa de ferramentas motoras”.
Meu case
Eu trabalho num premier club. Assim como o ano escolar americano, tudo começa em Agosto/Setembro. O diretor do club determina um máximo de três times por professor (coach). Definido isso, eu somente treinarei esses times, cada time tendo dois treinos (até sub-11) ou três treinos (sub-12 em diante) de uma hora e meia cada por semana.
Aqui as categorias são de um em um ano (sub-10, sub-11, sub-12 etc…) considerando o ano de nascimento. Meu club normalmente tem dois times por categoria na maioria mas pode ser mais ou menos times em outros casos.
Cada um desses times estará inserido em uma liga, tendo entre 7 a 10 jogos por temporada, sempres aos finais de semana. Além da liga, jogam um torneio por temporada (normalmente em um feriado).
Portanto, diferente do formato comum em escolas de futebol do Brasil onde você matricula a criança/adolescente e ele(a) fará aula com crianças de níveis variados duas a três vezes por semana o ano inteiro tendo uma competição aqui e outra ali e aí os professores farão uma convocação, nos EUA os times são formados desde o início do processo através dos tryouts (“peneira”) e o calendário já contempla uma liga com a duração de 10 a 12 semanas.
Para efeito de comparação: quando fui professor na Chute Inicial Corinthians Campinas eu trabalhava com literalmente todos os alunos da escola. Chegaram a ser cerca de 400 alunos diferentes em dado momento, chegando a um número maior considerando o vai-e-vem de alunos. Aqui nos EUA, eu não treino mais que 60 alunos por temporada em um formato mais parecido com o que acontece em categorias de base.
Há muitos fatores envolvidos nessa comparação e o intuito não é de dizer o que é melhor ou não. Assim como o sistema brasileiro tem prós e contras, o americano não é diferente. Mas isso é assunto pra outro post…
Fato é que, na minha opinião, se juntássemos a nossa cultura de paixão pelo futebol com a organização do americano, provavelmente seria muito difícil de parar a seleção brasileira em qualquer competição.
Onde consigo colocar meu filho para treinar futebol no estado de connecticut
CurtirCurtir
Em qual cidade de Connecticut vc está?
CurtirCurtir
Como faço para trabalhar em escolinhas? Sou profissional no futebol e gostaria de repassar meus conhecimentos
CurtirCurtir
Olá Felippe,
Fico muito feliz de saber. Mas não ficou claro pra mim se você tem interesse em trabalhar em escolas de futebol no Brasil ou nos EUA.
Para trabalhar no Brasil, você pode ou fazer a faculdade de educação física, ou fazer um curso de treinador de futebol reconhecido pela entidade local responsável pela regulamentação de escolas de futebol
Para trabalhar nos EUA, o meu caminho foi através da empresa Tetra Brazil. https://www.instagram.com/tetrabrazil/
Espero ter ajudado. Abraços!
CurtirCurtir
Sou franqueado no Brasil de uma marca e queria levar para uma experiência fora do país. Meu contato 32 991062455
CurtirCurtir