O Treino de futebol na escola de futebol

Hoje eu vou me propôr a opinar e comentar a respeito da estruturação dos treinos de futebol em escolas de futebol e ver/rever alguns conceitos. O objetivo do texto é refletir sobre as práticas, considerando pra quem essas são aplicadas além de relacionar com experiências pessoais. Não é o objetivo deste artigo ser dono da razão ou verdade absoluta (não a toa as duas palavras destacadas na primeira linha). Não é também objetivo deste artigo entrar em pormenores científicos atrelados aos princípios do treinamento mas sim dar um foco maior aos aspectos pedagógicos que são comumente negligenciados na formação de professores de futebol.

E conforme eu fui escrevendo o artigo eu tive que ir moldando novamente e adaptando pois cada parágrafo produzido pode render um artigo do tamanho desse somente tratando daquele pensamento específico. Para não perder a sua atenção ao longo da leitura, preferi resumir ao máximo possível sem perder conteúdo.

Já começo o artigo com este vídeo riquíssimo em conteúdo. O título do vídeo é atribuído a determinado atleta e características pessoais dele mas eu quero que vocês foquem não na pessoa mas sim na variedade de atividades apresentadas.

Contexto: jogador de elite no mais alto nível do futebol mundial em pré-temporada.

Agora eu te proponho um exercício: listar o que você viu sendo trabalhado nos variados exercícios.

A resposta pode conter capacidades físicas, habilidades técnicas, habilidades táticas…

Aí eu te pergunto: podemos afirmar com 100% de certeza o foco dos trabalhos apresentados sem saber a duração do esforço, duração do intervalo, quantidade de execuções e séries entre outras variáveis?

Mas uma coisa podemos afirmar: o nível de ESPECIFICIDADE é muito alto em quase todas as atividades.

Outro vídeo riquíssimo, muito bom. Algumas questões para você exercitar sua interpretação:

  • 1- Quais as diferenças você vê entre o primeiro e o segundo vídeo?
  • 2- Quais as semelhanças você vê entre o primeiro e o segundo vídeo?

Agora a pergunta mais importante em relação ao tema: todos os exercícios apresentados servem para TREINAR futebol com QUALQUER GRUPO? Ou servem para ENSINAR/APRENDER futebol? Fica pra você refletir…

Estamos vivendo um momento de transição importante no futebol brasileiro que teve momento mais acentuado após a derrota para a Alemanha na Copa de 2014. Momento este que levantou uma série de questões mas entre as principais a defasagem do professor/treinador de futebol brasileiro em comparação a principalmente europeus.

E um dos resultados disso é o caos entre:

  • “O mundo mudou, isso não presta mais”
  • “Chegamos a esse ponto por causa dos estudiosos que nunca jogaram e complicam o futebol que é algo simples”
  • “O antigo sempre deu certo, pra que mudar”?

E no meio desse Fla x Flu, algo importantíssimo ficou esquecido no caminho: como cuidar do FUTEBOL em suas diferentes esferas?

Na escola de futebol

Este tem sido o meu mundo profissional desde o fatídico 7 a 1. A partir daquilo, resolvi estudar mais a fundo e me desenvolver para então servir o mercado de trabalho. E em 5 anos das experiências mais diversas (clique aqui para meu CV ou aqui para meus relatos) eu tive contato com muitos tipos de professores/treinadores diferentes.

Pergunta: quais das atividades apresentadas nos vídeos você utilizaria em uma aula de escola de futebol?

Se você já é uma pessoa mais preparada e experiente, você deve ter respondido minha pergunta com outra(s) pergunta(s) já que o questionamento deixa a desejar em informações. Afinal, como saber que atividade aplicar sem saber com que grupo irá trabalhar (idade, gênero, nível de entendimento do jogo, estrutura física e etc…)

E para que seja possível planejar aulas melhores em escola de futebol, a minha proposta se centra em uma pergunta essencial:

O quão engajadas essas crianças estão?

E o questionamento acima é seguido dos seguintes sub-questionamentos:

  • Ela já amam o esporte?
  • Elas querem competir?
  • Elas já gostam e tiveram evolução cognitiva e motora o suficiente para querer TREINAR futebol?

Eu já presenciei aulas/treinos com filas e os famosos zig-zags entre cones, exercícios intermináveis sem bola, recentemente presenciei um treino para meninas sub-10 onde o professor (um pai de aluna que se voluntaria a ser o professor) deu duas cordas, cada uma para um grupo de três meninas segurarem no intuito de ensinar flutuação defensiva em bloco (chame como quiser) e respeitar posição… Já vi vários absurdos (na minha opinião) e me pegava pensando: “esses adultos estão se preocupando se há prazer nessa prática”?

Já participei de discussões formais e informais a respeito de currículo e modelo de jogo em escolas de futebol e questionei: é justo que crianças aprendam a jogar futebol de apenas uma maneira sem saber o que o futebol será pra elas no futuro?

Portanto segue uma lista de componentes que na minha opinião DEVEM fazer parte do planejamento do treino na escola de futebol independente da faixa etária(clique em cada tópico para breve explicação):

Portanto, mais do que entender de futebol, frequentar cursos e ler livros, é preciso muito mais que isso. É preciso planejar, gerenciar tempo, desenvolver outras habilidades e conhecimentos que raramente são ensinados em cursos e faculdades.

Ao invés de dar/receber o peixe (leia atividades de treino) eu prefiro ensinar/aprender a pescar (leia aprender a planejar suas próprias atividades). É preciso ser mais professor e menos treinador. É preciso ensinar mais a jogar e menos a (somente) ganhar. É preciso ensinar bem futebol e ensinar muito mais do que futebol!

ESCOLA DE FUTEBOL NÃO É DEGRAU PARA CATEGORIA DE BASE E/OU PROFISSIONAL!

Mas isso é só a minha opinião…

E aí, o que achou? Curta, comente, compartilhe e continue seguindo para mais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s