Há 3 anos atrás eu comecei a compartilhar minhas atividades de aula/treino no YouTube e Facebook. Acho muito rica essa troca e compartilhamento de atividades e o futebol brasileiro só tem a crescer com isso e quem ganha mais com isso são nossos alunos/atletas.
É bastante comum eu receber mensagens ou comentários em minhas postagens pedindo ajuda e sugestões com atividades. Eu compreendo esses pedidos mas recomendo fortemente que cada professor/treinador tente ao máximo criar seus próprios treinos ou não simplesmente copiar mas sim pegar idéias e adaptar ao seu contexto.
Portanto segue aqui uma grande coletânea de tudo de bom que já produzi desde 2016. Importante dizer que não é meu objetivo aqui demonstrar “super atividades revolucionárias” mas sim compartilhar algumas atividades que funcionaram bem e que a qualidade dos vídeos e da edição não é garantida mas houve evolução nisso ao longo dos anos!
Dois exercícios analíticos para o treinamento de passes e padrões de movimento.
Exercício analítico para o treinamento da finalização em três situações diferentes. Importante ressaltar que era executado em quadra de 7×7 por alunos de 13 a 17 anos, por isso os atletas começando da área oposta e batendo do meio-campo.
Analítico de passes com exercícios coordenativos.
Mini-gols de cones sendo um em cada lateral e um no centro o que estimula circulação e viradas de jogo para achar o gol aberto em ataque e flutuação do bloco em defesa além de definir posicionamento e responsabilidade de acordo.
Sem dúvida um dos meus preferidos até hoje por ser uma situação de jogo difícil para crianças lidarem.
Jogo mais lúdico para o treinamento da visão atrelada a condução da bola. Desenvolvimento cognitivo em jogo divertido e motivante.
Outro dos meus favoritos e que utilizo até hoje e não prevejo parar de utilizar. Muitas possibilidades de variações e muito desenvolvimento cognitivo.
Combinação de rondo com circuito coordenativo e de agilidade seguido de finalização 1xG + 2×1.
Mais um dos favoritos! Meninos controlando a bola de diferentes maneiras no meio. Eu falo uma conta matemática: se o resultado for ímpar devem conduzir a bola o mais rápido possível para a área à minha esquerda, se for par condução para a minha direita.
Aquecimento para sessão focada em giros e dribles com mudança de direção.
E aí, o que achou? Curta, comente, compartilhe e continue seguindo para mais!