A atividade acima foi aplicada em uma equipe de meninos sub-10 com dez meninos em aproximadamente dois terços do campo de 7×7 padrão nos EUA.
Importante ressaltar que a atividade foi pensada, criada e aplicada de acordo com as características desse grupo em específico. Não significa que serve para todo e qualquer grupo no mesmo formato apesar de eu acreditar que possa ser utilizada em diversos contextos.
Antes da realização dessa atividade os meninos vivenciaram na aula anterior de forma analítica diferentes padrões de combinação de passes terminando em finalização a gol em cenário semelhante além de em toda aula eu enfatizar a importância de domínio orientado, receber girando, girar ao perceber que sua progressão está ameaçada e bons passes. TUDO COM GARANTIA DE DIVERSÃO!
A explicação da atividade aos meninos:
- Equipe de defesa dividida em G-2-1
- Equipe de ataque dividida em 2-1-1
- Coringas restritos às áreas demarcadas nas laterais, jogando para a equipe em posse da bola
Trocando funções a cada 5 minutos de jogo, respeitando as regras do jogo formal (inclusive impedimento).
Orientações aos coringas:
- Aproximação para dar opção de passes nos pés quando defesa marca baixo, de costas para a linha lateral
- Atacar o espaço quando defesa marca alto
- Liberdade para sair da área demarcada e atacar a área quando há opção de penetração ou quando ala oposto tem oportunidade de cruzamento
Orientações aos demais jogadores:
- Tirar vantagem da superioridade numérica, buscando sempre achar o jogador livre
- Quando receber de um coringa e não tiver possibilidade de progredir procurar o coringa oposto (estímulo a viradas de jogo)
- Ajuste corporal de acordo com situação – receber no pé mais próximo ao gol se puder progredir, receber no pé protegido, olhar por cima dos ombros etc…
- Paciência na posse da bola e confiar no passe de segurança (passe para trás)
- Goleiro – ser corajoso e ativo no auxílio a construção da jogada para marcar nos golzinhos
Obviamente os meninos não realizaram tudo com perfeição e não dominam todos os conceitos e eu nem espero que isso aconteça em se tratando de uma equipe sub-10. Mas com os conceitos sendo introduzidos gradualmente, a chance de estarem bem encaminhados num médio a longo prazo aumenta.
É essencial que se tenha paciência afinal é natural que eles mais errem do que acertem nessa fase. O importante é deixar que joguem por um bom tempo e que as intervenções sejam pontuais e não tirem o fluxo do jogo.
E aí, o que achou? Curta, comente, compartilhe e continue seguindo para mais!