Melhorando a Força Mental: Habilidade, Motivação e Atitude

Tradução de texto publicado no The Sports Doc Chalk Talk

Imagem retirada de https://www.cienciadabola.com.br/blog/a-concentracao-no-futebol

A força mental pode ser descrita como a capacidade de controlar os nervos, concentrar-se na tarefa em mãos e executar habilidades específicas necessárias para concluir uma tarefa com sucesso. Além disso, a resistência mental inclui o desenvolvimento da resiliência necessária para superar o estresse, a adversidade, a frustração e o fracasso. A resistência mental tem um impacto direto em suas chances de sucesso futuro, pois mesmo os atletas mais naturalmente talentosos não alcançarão seu pleno potencial se não abordarem a ansiedade, o foco ruim e a falta de resiliência. É por essas razões que os atletas aprendem o máximo que podem sobre como a força mental influencia a capacidade, a motivação e a atitude.

O impacto da força mental

Quando estamos confiantes em nossas habilidades, pensamos com clareza e nossas mentes e corpos se alinham em perfeita sincronia. Nesses momentos, ficamos “presos” à tarefa em mãos e usamos o estresse associado à tarefa como uma variável facilitadora em vez de uma distração. Quando a ansiedade é experimentada, ela é rapidamente reprimida e controlada, permitindo que alcancemos todo o nosso potencial. A força mental influencia diretamente nossa habilidade, motivação e atitude, todos fatores que impactam e influenciam diretamente a experiência esportiva.

  • Habilidade. Sua habilidade é definida como o que você é capaz de fazer e, embora a habilidade esteja amplamente enraizada em sua genética, a habilidade também é afetada pelo seu desejo de superar a concorrência e se tornar o melhor.
  • Motivação. Se você realmente faz o que diz que vai fazer depende da sua motivação. Quando encontramos significado nas coisas que fazemos, experimentamos um aumento na motivação, e é nossa motivação que nos ajuda a continuar lutando nos dias em que não nos sentimos bem ou nos distraímos com outras coisas.
  • Atitude. Sua atitude é a totalidade de todas as suas emoções relacionadas a tarefas específicas. Escolher experimentar uma atitude positiva nos permite desenvolver confiança, otimismo e perseverança, qualidades intimamente ligadas às pessoas de sucesso.

A força mental abrange habilidade, motivação e atitude, e é sem dúvida o maior fator de diferença entre dois competidores esportivos praticamente iguais. Atletas com grande força mental superam o desempenho, enquanto atletas talentosos podem experimentar resultados abaixo da média em grande parte devido à baixa força mental.

Como melhorar a força mental

Abaixo estão algumas ideias para ajudá-lo a melhorar a resistência mental e alcançar todo o seu potencial humano:

  • Estabeleça metas. Tente desenvolver metas específicas, mensuráveis ​​e controláveis ​​que você possa acompanhar diariamente. Estudos mostram que pessoas que estabelecem metas geralmente superam indivíduos talentosos semelhantes que não estabelecem metas, fornecendo evidências sólidas sobre a importância de estabelecer metas.
  • Mantenha um diário de execução. Tire um tempo todos os dias para reconhecer suas conquistas e escreva notas relacionadas aos objetivos que você ainda está perseguindo. Ao escrever em seu diário, preste atenção a quaisquer novas descobertas, padrões ou tendências que possam ajudá-lo a continuar a refinar suas abordagens mentais para o futuro.
  • Aprender com os erros. Em vez de esquecer rapidamente os erros e os dias ruins, tente revisitar esses momentos com a mentalidade de que deseja aprender a melhorar na próxima vez. Preste atenção em onde você falhou e nas coisas que você pode mudar para o futuro.
  • Desenvolver mecanismos de enfrentamento saudáveis. Como o estresse é inevitável, por que não desenvolver mecanismos de enfrentamento saudáveis ​​para ajudá-lo a superar os tempos difíceis? Exercitar-se, ler, participar de atividades criativas e conversar com familiares e amigos são algumas ideias rápidas para um enfrentamento saudável.
  • Considere consultar um profissional. Às vezes, ter um profissional para trocar novas ideias pode levar a grandes descobertas e insights. Verifique quem está em sua comunidade para ver se pode haver um ajuste que faça sentido para você explorar o aconselhamento profissional.

Pensamentos finais

Ter habilidade natural é ótimo, mas nem todos nós nascemos com tamanho, velocidade, força, altura, coordenação e outros atributos físicos acima da média que ajudam no sucesso esportivo. Felizmente, a força mental serve como um equalizador, e os atletas que desenvolvem sua força mental geralmente atingem níveis que, de outra forma, não alcançariam. É por essas razões que os atletas devem considerar desenvolver as maneiras pelas quais eles desenvolvem confiança, refinam o foco, controlam a ansiedade e canalizam a motivação para que possam alcançar seu pleno potencial humano.

E aí, o que achou? Curta, comente, compartilhe se inscreva no canal e continue seguindo para mais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s