Você está dando o seu melhor?

Quem sonha está dormindo. Quem realiza está acordado(a), agindo.

Imagem de https://ucomm.charlotte.edu/media-assets/videos/self-made-man

Essa postagem de hoje foi inspirada por dois vídeos extremamente enriquecedores em inspiração e conhecimento. Você encontrará os dois vídeos no final do texto.

Em um deles, um compilado de cortes de entrevistas e depoimentos do Kobe Bryant e no outro um trecho de palestra do professor Leandro Karnal.

Autoconhecimento

Em uma rápida busca no Google, podemos encontrar a seguinte definição de autoconhecimento: O autoconhecimento ou conhecimento de si é a investigação de si mesmo. Ele envolve o uso da autoconsciência e o desenvolvimento da autoimagem. Também pode ser um projeto ético, quando o que se busca é a realização de algo que leve o sujeito a ser mestre de si mesmo e, consequentemente, um ser humano melhor

Nas palavras do professor Karnal, trata-se de, entre outras coisas, reconhecer suas partes a serem melhoradas. Ter consciência de suas forças e fraquezas e agir de acordo com elas.

Kobe Bryant compartilha que quando tinha por volta de 10 ou 11 anos, ele passou por um verão inteiro sem fazer um ponto sequer pelo seu time de basquete da época. Ao ser questionado pelo entrevistador como isso aconteceu, ele responde de forma direta: “Eu era ruim”. Em dado momento, ele conta que o pai dele chegou pra ele e disse que não importava se ele fizesse 0 ou 60 pontos por jogo, o pai continuaria o amando. KB diz que naquele momento ele adquiriu a tranquilidade e confiança que precisava para trabalhar mais e melhorar como jogador de basquete.

Objetivo

Karnal conta que em um livro que está lendo, há uma passagem sobre uma fã questionando um grande pianista sobre as habilidades dele e afirmando que ela daria a vida para tocar piano como ele. O pianista responde: “eu dei a minha vida para tocar assim”.

KB conta que passou a praticar duas a três horas por dia além do tempo de treino formal em sua escola de basquete. Ele afirma que para alcançar o aumento de desempenho é pura matemática. Quem treina três horas por semana ficará pra trás de quem treina três horas por dia. “Apareça todo dia e faça o trabalho”.

Karnal afirma que é essencial responder a pergunta “O que eu quero?” enquanto que Kobe muito similarmente usa a pergunta “O que é importante para você?”.

Aprendizado e evolução por toda a vida

Bryant enfatiza que toda pessoa deve tentar ser a melhor versão de si mesmo se quiserem atingir a excelência em algo. Em um trecho de uma entrevista, o entrevistador o apresenta como o melhor jogador do país no ensino médio. Kobe prontamente responde que é uma ótima sensação, mas que conhece muitos jogadores que foram os melhores em algum momento no passado e então não conseguiram se manter no topo. “A confiança vem da preparação”.

Leandro apresenta a escultura denominada Self Made Man que representa a busca constante por crescimento, desenvolvimento e evolução. Uma pessoa crescendo a cada instante. Este ponto me fez lembrar a filosofia de trabalho do quarterback mais vitorioso do futebol americano, Tom Brady que diz que a busca constante é por ser um pouco melhor a cada dia.

Concluo citando o professor Leandro Karnal que disse que devemos encarar o viver como um desafio, e não como um fardo.

E aí, o que achou? Curta, comente, compartilhe, se inscreva no canal e continue seguindo para mais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s