Este artigo foi originalmente escrito por mim mesmo para o site World Class Coaching em uma sessão onde eu respondo perguntas de professores/treinadores de futebol. Para o artigo original, você deve ser assinante da página. Link para o artigo original.
“Meus jogadores acabaram de subir para a categoria que joga 11 contra 11. Eu dei alguns treinos pra minha linha de quatro defensiva , mas eles continuam ‘quebrando’. Algumas vezes um jogador persegue um adversário, fazendo marcação individual e isso destrói o nosso posicionamento. Como eu posso ajudar os meus garotos a entender o posicionamento zonal e suas responsabilidades, fazendo com que parem de fazerem perseguições individuais?”
Essa transição para o 11 contra 11 pode ser extremamente difícil de se adaptar no início uma vez que há muito mais espaço para gerenciar, mais colegas e mais adversários para lidar além de muitos outros fatores.
E aprender defesa em zono é um processo gradual, sendo que a primeira coisa que aprendemos a querer e desejar é a bola. Agora vamos falar sobre outras referênciasa que não apenas a bola no jogo: espaço, colegas, adversários e gols.
Três pontos chave quando se defende por zona:
- A principal referência é o espaço em relação ao gol que defendemos. A segunda referência é a bola e a terceira referência os adversários.
- O foco é primeiro em proteger o seu gol, segundo em evitar finalizações, terceiro em manter os adversários longe do seu gol.
- Se alguem abandona sua posição para pressionar um adversário, o jogador mais próximo deve cobrir este espaço deixado pelo colega e toda a equipe deve se reposicionar para manter a formação definida pelo treinador, ocupando todos os espaços e não deixando buracos.
Segue abaixo uma boa atividade para a sua linha defensiva entender funções e responsabilidades.
Configuração:
Estabeleça uma área de aproximadamente 50m x 40m e a divida em doze zonas. Quatro golzinhos em uma linha de fundo e apenas um golzinho na outra linha de fundo. Será um jogo reduzido de 4×4.

Execução:
O time amarelo começa atacando e cada jogador não pode entrar em outro corredor. O time preto começa defendendo. Cada jogador tem sua zona na qual é responsável. Quando o adversário em seu corredor recebe a bola, jogador deve imediatamente diminuir espaço, abordar e pressionar. Ao mesmo tempo seus colegas devem prontamente ler a jogada e cobrir os espaços próximos à jogada.

Conforme o movimento da bola de zona em zona, os defensores devem reagir de acordo com os três pontos chave citados ateriormente no início do artigo. As setas ilustram o ponto onde o jogador estava antes da corrida para cobrir o espaço.

PONTOS DE INTERVENÇÃO:
- Pressão-cobertura (1o e 2o defensores)
- Ficar entre a bola e o gol (“ser um obstáculo”).
- Compactar e forçar adversários pro lado ou pra trás. Impedir progressão.
- Gatilhos de pressão: passe ruim, domínio ruim, adversário de costas para o ataque, bola aérea.
VARIAÇÕES
- Adicionar coringas para sobrecarregar a defesa.
- Permitir que jogadores de ataque troquem de corredor.
- Tirar o elemento visual das doze zonas.
E aí, o que achou? Se inscreve no canal, clica no sininho, curta, comente e compartilhe para que o canal alcance mais pessoas e possa continuar fazendo mais e melhor pelo futebol!