Este artigo foi originalmente escrito por mim mesmo para o site World Class Coaching em uma sessão onde eu respondo perguntas de professores/treinadores de futebol. Para o artigo original, você deve ser assinante da página. Link para artigo original
“Quando perdemos a bola, meus dois atacantes não reagem rápido o suficiente para auxiliar em momento defensivo. O que devemos esperar dos atacantes quando nosso time perde a bola e passa para o momento defensivo?”
Esta é uma questão de preferência e opção tática. O professor/treinador pode decidir se ele quer que os atacantes voltem para trás da linha da bola, se pressionam adversários ou se apenas economizam energia para estarem descansados na ocasião de um contra-ataque.
A minha preferência pessoal é que os atacantes participem no momento defensivo. Nas imagens a seguir, ilustrarei como eu prefiro que meus atacantes participem em defesa.
Nesta primeira imagem abaixo, os atacantes de amarelo estão forçando os adversários a jogar a bola pra frente através do posicionamento deles entre a bola e a opção de passe curto mais próxima e horizontal. Ao fazer isto, eles estão buscando deixar a jogada previsível para o resto do time, o que ajuda a pressionar os adversários e disputar a bola, eventualmente a ganhando no campo de ataque.

Na sequencia, a bola chega ao lateral esquerdo adversário, afetando toda a estrutura com o nosso meia direita o pressionando, meia central direito cobrindo o espaço deixado e o meia central esquerdo sendo atraído pelo adversário que se movimenta na direção da linha defensiva. Um dos atacantes rapidamente ocupa o espaço deixado pelo meia central esquerdo mas tambem simultaneamente vigiando o defensor central adversário no caso de ele receber um passe, enquanto o outro atacante diminui o espaço do adversário posicionado como opção de passe de circulação (atrás do portador da bola), mais uma vez forçando adversários a jogarem pra frente onde estamos bem organizados e prontos para ganhar a bola.

Agora que a bola entrou no nosso terço defensivo, ambos os atacantes descem para fechar os espaços no terço médio, evitando que os adversários tenham opções de “zerar” a jogada (passar para os zagueiros reiniciarem a construção) e circular a bola. Caso os zagueiros adversários estejam mais recuados e o adversário consiga “zerar” a jogada, terá sido positivo pois estarão mais distantes da nossa meta.

Novamente, essa é a minha preferência e não uma “receita de bolo” que todo time deveria seguir. Todo jogo apresenta um cenário diferente e todo adversário tem suas características individuais específicas. Em resumo, nós definitivamente queremos atacantes que participem do momento defensivo de alguma forma e não apenas ficarem parados assistindo as coisas acontecerem. Devemos considerar o que é melhor para o time.
E aí, o que achou? Se inscreve no canal, clica no sininho, curta, comente e compartilhe para que o canal alcance mais pessoas e possa continuar fazendo mais e melhor pelo futebol!YoutubeFacebookInstagram
Twitter