
Nesta semana a temporada de summer camps começou para mim. O verão estadunidenste é extremamente movimentado por camps das mais diversas modalidades imagináveis. No meu caso: futebol
Pra quem não sabe, podemos dizer que camps é a tradução de colônias de férias, como chamamos no Brasil, para o inglês.
Nesta semana o meu destino foi a cidade de Boyertown no estado da Pennsylvania (aproximadamente 1 hora de carro da Philadelfia). Fui escalado pela empresa como camp director (Diretor do camp) e o staff foi completo por três coaches ingleses.
CAMP DIRECTOR
Como camp director eu tenho algumas atribuições a mais que os outros treinadores. Tenho a função de manter contato com os Regional Directors (Diretores Regionais) da empresa, cuidar da organização do camp, ser o contato principal para os responsáveis dos campers, receber possíveis pagamentos, relatar acontecimentos entre outros. Resumindo: ser o responsável operacional.
FUNCIONAMENTO DO CAMP
Tudo começava às 8:00 com uma sessão de Tiny Tykes – programa para crianças de 3 a 5 anos – que se encerrava às 9:00. Neste camp foram 4 crianças participando de diversas brincadeiras com a bola de futebol onde o foco principal é a diversão e o desenvolvimento da coordenação motora além de habilidades sociais e cognitivas.
De 9:00 às 12:00 nós recebemos 54 crianças de 6 a 14 anos. Divididos em 4 grupos por idade e nível de jogo, realizavam atividades para desenvolvimento técnico e tático mas sempre com grande enfoque em diversão e gosto pelo esporte. Cerca de 20 minutos de atividade por 5 minutos de water break (pausa para água e descanso) além de uma pausa maior às 10:30 para o snack break (pausa para lanche).
Às 12:00 os Half Day Campers (matriculados em um período) iam embora e os Full Day Campers (matriculados em dois períodos) tinham seu lunch break (pausa para almoço).
A pausa para o almoço terminava às 13:00. A partir daí, formávamos apenas um grande grupo de 24 crianças para jogos divertidos que pudéssemos trabalhar com as mais variadas idade e nível de jogo na mesma atividade ou então formávamos dois grupos para fazer atividades apropriadas a cada grupo.
Copa do Mundo/Premiere League Tournament
No primeiro dia de campo pouco após a metade da parte da manhã os treinadores dividem seu grupo em 4 times. Esses serão os times de cada criança durante toda a semana e terão definidas a cor de camiseta que devem usar ao longo da semana. Essa ideia facilita logisticamente pois exclui a necessidade do uso de coletes para os jogos que acontecerão na parte final do camp pela manhã.
Em anos anteriores esse momento era chamado de World Cup (Copa do Mundo). Neste ano por opção da empresa e mudança da metodologia passou a ser chamado de Premiere League Tournament (referência ao campeonato inglês) mas tambem podendo ser chamado de Serie A Tournament que seria a referência ao campeonato brasileiro.
Mais importante que ganhar os jogos nesse momento será a execução dos homeworks/assignments (trabalhos de casa) que nós treinadores pedimos diariamente a eles e que valerão pontos para o “torneio”. Os trabalhos de casa podem ser: usar a cor do seu time diariamente, desenhar o emblema ou bandeira do time, escrever três fatos sobre o time, escreve perfil de jogador do time etc…
Os trabalhos de casa nada mais são que algo simples que instigue as crianças a buscar mais informações relacionadas ao futebol, assim talvez causando maior interesse pelo esporte.

Este é o meu terceiro ano nessa jornada e a bagagem só aumenta. Fico muito curioso e intrigado em saber como seria a aplicação desse formato de “colônia de férias” o Brasil. Está nos meus planos futuramente executar algo parecido.
Fato é que camp após camp eu ensino cada vez mais e aprendo o dobro!
Gostaria que todos os dias me passar algumas atividades pois tenho escolalinha de futebol com o nome ASSOCIAÇÃO CAMPO GRANDE/ RESGATE JUVENIL F.C em campos gerais MG gostei muito dos trabalhos obrigado
CurtirCurtir